Pesquisa personalizada

terça-feira, 7 de abril de 2009

Brasil economiza 370 milhões com softwares livres

O governo brasileiro economizou 370 milhões de reais em doze meses utilizando softwares livres em seus computadores. O dado foi divulgado no último domingo pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. O indicador foi obtido com informações da Pesquisa de Software Livre, feita em 2008 pelo CISL (Comitê de Implementação de Software Livre).

A quantia economizada é equivalente ao dobro do dinheiro investido no desenvolvimento dos programas da declaração do Imposto de Renda Pessoa a Física e de consulta ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). A cifra também corresponde a um quarto do orçamento anual do Serpro, tido como o maior serviço de processamento de dados da América Latina.


Segundo Marcos Mazoni, presidente do Serpro, o valor economizado é ainda maior do que o divulgado, já que também foi poupado dinheiro com a manutenção de programas, dispensa de aquisição de licenças para novas redes e com o uso de programas sob medida. Além disso, o coordenador de software livre do Serpro, Deivi Kuhn, lembra que a pesquisa realizada para chegar a esse indicador deixou de fora 37 das 99 instituições participantes do CISL. Dessa forma, há possibilidade do estudo ter deixado de fora parte da quantia poupada.

Mazoni também acredita que a quantia economizada tende a crescer. O presidente do Serpro lembra que o uso dos softwares livres em aparelhos do governo federal ainda pode ser expandido. Por enquanto, somente 40% dos computadores possuem todo o seu funcionamento baseado nesse tipo de software, e os bons resultados obtidos estimulam a ampliação do seu uso.

Nenhum comentário: